Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

2ª Reunião Anual de Presidentes Mutualistas acontece na Mealhada


quarta, 16 janeiro 2019

A Quinta dos Três Pinheiros é o ponto de encontro dos presidentes das Associações Mutualistas de todo o país, no próximo dia 26 de janeiro. Realizar-se-á a 2ª Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, cujo programa começa pelas 9h30 e terminará pelas 14h30, culminando num almoço cujo menu oferece a gastronomia típica da região.

Esta é a 2ª Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, promovida pela União das Mutualidades Portuguesas. A primeira decorreu a 27 de janeiro de 2018, em Bragança, na qual estiveram presentes 50 dirigentes das Associações Mutualistas Portuguesas para debater várias temáticas, entre as quais se destacam a do rejuvenescimento do Movimento Mutualista, nomeadamente no âmbito da comunicação e divulgação da atividade das Mutualidades, e o papel que a União das Mutualidades Portuguesas (UMP) poderia ter na expansão do modelo mutualista em Portugal e além-fronteiras.

Conforme sucedeu no primeiro encontro, o foco “é impulsionar a reflexão sobre os principais desafios e a partilha e disseminação de boas práticas em cada uma das áreas estratégicas de desenvolvimento do Mutualismo”, refere a entidade em comunicado de imprensa. Este ano, e inspirados no programa de ação para 2019, que também será apresentado nesta reunião, a UMP pretende lançar à reflecção os principais vetores estratégicos: o rejuvenescimento do Movimento Mutualista, a sua capacitação, comunicação e visibilidade e igualdade de género. “O desafio lançado nesta segunda edição da Reunião Anual de Presidentes Mutualistas centra-se nestes temas em que as Mutualidades Portuguesas vêm dando passos no sentido da sua afirmação, como um dos principais pilares da Economia Social”, garante a UMP.

O programa de eventos para 2019 que também será apresentado nesta reunião, prevê o anúncio das datas nas quais se irão realizar os principais eventos da UMP, entre os quais se destacam o Dia Nacional do Mutualismo, a realizar em julho, assim como o Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas, no próximo mês de março, o Encontro Nacional de Jovens Mutualistas, em maio, as Jornadas Mutualistas Regionais e o Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas.

Para além da reflexão sobre os temas referidos e da apresentação do programa de ação para 2019, este encontro pretende também contribuir para o estreitar dos laços entre os responsáveis máximos das Associações Mutualistas.

Estas associações, inseridas na UMP, totalizam um milhão de associados e mais de 2,5 milhões de beneficiários no país, no setor da saúde e da proteção e apoio social, “assumimos uma postura ativa, democrática e credível na construção de uma sociedade mais solidária, incentivando o envolvimento dos cidadãos na sua proteção e promovendo uma maior qualidade de vida às famílias portuguesas, encontrando na proteção da segurança social, saúde e apoio social, soluções adequadas às necessidades dos cidadãos”, declara a entidade na respetiva página de internet.