Domingo, 18 Maio 2025
Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa celebra 30 anos de existência


segunda, 07 janeiro 2019

Fruto da vontade do Pe. Virgílio Gomes, foi constituído a 8 de janeiro de 1989 o Agrupamento de Escuteiros 1067 – Pampilhosa. À altura, Mário Gaspar, convidado pelo pároco fundador, constituiu a direção a par com Catarina Direito. À atual direção, constituída por Gonçalo Moura da Costa, chefe de Agrupamento, Tânia Pedroso, chefe adjunta de Agrupamento, Filipa Craveiro, secretária de Agrupamento, e Cláudio Reis, tesoureiro de Agrupamento, cabe a missão de celebrar os 30 anos de história do Agrupamento 1067, a qual irá ser cumprida nos dias 12 e 13 de janeiro.

Os 30 anos de existência do Agrupamento 1067 – Pampilhosa vão ser comemorados no próximo fim-de-semana. O programa “das festas” começa por reunir à mesa todos aqueles que se quiserem juntar a esta festa, num jantar que irá decorrer, pelas 19h45, na Quinta das Três Muralhas na Pampilhosa, onde também irá ser feita a inauguração da exposição “30 anos, 30 fotografias”.

No domingo, dia 13 de janeiro, a comemoração prossegue com a participação na Eucaristia das 10h, seguida da qual, no adro da igreja, vão ser cantados os parabéns com a comunidade. Às 11h45 está prevista a romagem ao cemitério, em homenagem ao chefe Liberto Maia, e pelas 12h15 irá ser feita a inauguração da Galeria dos Chefes de Agrupamento, na sede do Agrupamento.

Em comunicado de imprensa enviado à comunicação social, o Agrupamento de Escuteiros 1067 – Pampilhosa, refere que para além de honrar e celebrar os 30 anos de história do agrupamento, “para 2019 a prioridade do agrupamento é reforçar o agrupamento, para crescer e tornar-se mais forte e coeso.”

O 1067, atualmente constituído por 53 membros ativos, realça ainda que “dentro do corpo de dirigentes ou elementos das Equipas, o 1067 tem adultos nos diversos níveis do CNE (Corpo Nacional de Escutas): Nacional, Regional e de Núcleo.”

Quanto a projetos para 2019, o Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa manifesta o desejo de avançar com as obras na cobertura da sede, porém revela que para que isso seja viável a autarquia terá que comparticipar, “o 1067 aguarda a disponibilidade financeira (diversas vezes prometida) da Câmara Municipal da Mealhada para as obras da cobertura da sede (que é um imóvel camarário que se encontra bastante degradado, deixando passar a água da chuva)”. Para além disso, o Agrupamento 1067 garante “debruçar-se na renovação do Campo Escutista da Vera Cruz”.