Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Cantanhede promove concerto de Ano Novo e de Reis no próximo sábado


quinta, 24 janeiro 2019

No próximo sábado, pelas 22h, Cantanhede vai dar as boas-vindas ao novo ano com um concerto de Ano Novo e Reis na Igreja Matriz de Cantanhede. O concerto será protagonizado pela Orquestra OPUS 21 e pelo Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede.

O espetáculo musical, organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a Paróquia de Cantanhede, a Associação António Fragoso e a Fundação Pires Negrão, conta com a apresentação de vários temas alusivos à Quadra Natalícia e culminará com a interpretação conjunta do clássico tema da liturgia católica “Adeste Fideles”.

A Orquestra OPUS 21, uma das anfitriãs deste espetáculo, pertence ao Departamento de Música da Associação António Fragoso, entidade fundada em janeiro de 2009 para divulgar a vida e obra do seu patrono, “cuja morte precoce, com apenas 21 anos, não impediu que seja considerado um dos maiores compositores portugueses de todos os tempos”, tal como se refere em comunicado de imprensa veiculado pela autarquia de Cantanhede. Este grupo é constituído por “um leque variável de 12 a 20 elementos e conta com a participação e colaboração de outros músicos, em função das características dos espetáculos”. Quanto ao repertório, a Orquestra OPUS 21 “integra peças de diferentes géneros musicais, com enfoque na música ligeira, mas contemplando também temas de compositores clássicos, incluindo António Fragoso”. Dirigida pelo maestro Evaristo Neto, as atuações desta formação musical do tipo big band são pontuadas por apontamentos de cantores, de solistas, de improvisos e por temas clássicos com orquestrações ligeiras.

Quanto ao Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede, este é constituído por alunos do 1º ao 5º grau (2º e 3º ciclos do ensino básico) que frequentam o respetivo estabelecimento de ensino particular e cooperativo com autonomia pedagógica, o qual conta com cerca de 200 estudantes nos níveis de iniciação e curso básico de música em regime integrado ou articulado. “Com direção a cargo dos professores Ana Oliveira e Rodrigo Carvalho, a formação de canto coral que vai participar no Concerto de Ano Novo e de Reis integra os alunos da Classe de Conjunto, que ao longo de cada ano letivo adquire formação musical de grupo, com particular enfoque na expressão vocal”, tal como avança a autarquia cantanhedense em comunicado de imprensa.