Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada acolhe Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama até fevereiro


quinta, 03 janeiro 2019

A Unidade Móvel de Mamografia Digital está estacionada junto ao Centro de Saúde da Mealhada até meados de fevereiro deste ano. A ação de rastreio é promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) e destina-se a mulheres com uma idade compreendida entre os 50 e os 69 anos. 

Conforme avança o NRC-LPCC, as mulheres que tenham a inscrição atualizada no Centro de Saúde, vão “receber uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame”, porém a entidade promotora deste rastreio alerta para a desatualização da morada nos registos da respetiva unidade de saúde, como sendo um dos principais fatores para a não comparência nesta iniciativa. Assim sendo, a LPCC apela à atualização dos dados e à participação no rastreio, recordando que “o exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz”. 

De acordo com comunicado de imprensa veiculado pela NRC-LPCC, “em Portugal tem-se observado um aumento da incidência (número de novos casos) do cancro da mama”, no entanto, “verifica-se uma diminuição progressiva da mortalidade e um aumento da taxa de sobrevivência, o que se deve, por um lado, à introdução de diagnóstico precoce através de programas de rastreio que permitem a deteção de lesões malignas em estadio inicial e, por outro lado, à introdução de tratamentos cada vez mais eficazes e menos agressivos”. 

O NRC-LPCC informa que a Unidade Móvel de Mamografia Digital se encontra em funcionamento de segunda a quinta-feira, das 09h15 às 13h30 e das 14h às 18h30, e à sexta-feira, das 09h15 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. 

Para marcações ou informações adicionais, o NRC-LPCC sugere o contacto para o Centro de Coordenação do Rastreio, através do número de telefone 239 487 495/6 ou do endereço de correio eletrónico – rcmama.nrc@ligacontraocancro.pt.