Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Nova Unidade de Saúde em Oiã irá garantir mais cuidados aos utentes


quinta, 19 dezembro 2024

Foi apresentada, recentemente, a empreitada de construção da nova Unidade de Saúde de Oiã, em Oliveira do Bairro. O valor da empreitada, apresenta um prazo de execução de 16 meses, é de 1.844.473.87 € + IVA, com financiamento no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

A futura unidade de saúde de Oiã, cujo projeto obedeceu a um programa funcional definido e validado pela Administração Regional de Saúde do Centro – ARSC, vai contar com sete gabinetes médicos e outros tantos de enfermagem, um compartimento específico para o "banho acompanhado", destinado ao tratamento de pacientes diabéticos, uma sala de reuniões/biblioteca destinada à coordenação e formação da equipa técnica e uma copa, entre outros espaços necessários ao bom funcionamento do equipamento.

Esta será a terceira unidade de saúde a construir pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, depois da entrada em funcionamento das USF da Palhaça, em dezembro de 2021, e da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, em maio de 2022. O investimento nestas três unidades é de cerca de 4,1 milhões de euros.

“A saúde é uma das maiores preocupações da nossa população e a Câmara Municipal tudo tem feito, dentro das suas competências, para garantir as melhores condições aos utentes e profissionais desta área”, referiu Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

 De acordo com o líder da autarquia bairradina, o início dos trabalhos aguarda apenas o visto prévio do Tribunal de Contas.

Sobre o investimento camarário na vila de Oiã, Duarte Novo recordou que a autarquia tem previsto cerca de 10,6 milhões de euros, incluindo o já realizado na reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, e construção do seu pavilhão desportivo, e na reestruturação da rede viária da freguesia, com trabalhos efetuados de pavimentações, infraestruturas e sinalização.