Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Exposição de Natal no Convento do Bussaco reúne peças de vários locais


terça, 10 dezembro 2024

A exposição dedicada a São José e à Virgem Maria, figuras centrais da “Sagrada Família”, organizada pela Fundação Mata do Bussaco, será inaugurada no próximo dia 13 de dezembro, às 15h, no Convento de Santa Cruz do Bussaco.

Esta é a terceira edição da Exposição de Natal que se centra nas figuras associadas à época natalícia no mundo de matriz cultural cristã, do qual faz parte a cultura portuguesa. “Apesar desta identidade religiosa, o tema foi pensado para transcender a esfera religiosa e alcançar uma dimensão laica, explorando valores universais como a família, pilar fundamental das sociedades. A Fundação presta assim homenagem a todos os pais, recordando e valorizando os desafios que enfrentam para proporcionar o melhor aos seus filhos”, explica o comunicado enviado ao Jornal.

A exposição reúne um conjunto de aproximadamente 200 esculturas, datadas entre o século XVI e o século XXI, produzidas em materiais como marfim, madeira e cerâmica. Estas peças representam diferentes geografias e culturas, com destaque para a arte portuguesa e exemplares provenientes de África, Ásia e Europa.

O conjunto de peças expostas reflete uma rica diversidade artística e é fruto de uma colaboração entre a Fundação Mata do Buçaco e várias entidades. Entre elas, destaca-se novamente o Museu da Consolata de Fátima, que já tinha colaborado na última exposição organizada pela Fundação, no âmbito das celebrações da Páscoa.

O envolvimento da comunidade local é também uma marca desta iniciativa, com a participação de habitantes das Juntas de Freguesia dos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova, que cederam temporariamente peças do seu acervo pessoal. Esta integração reflete o compromisso da Fundação em aproximar a cultura das populações.

A exposição estará patente ao público, no Convento de Santa Cruz, até dia 12 de janeiro de 2025.