Município aprova orçamento de 16 milhões de euros para desenvolvimento sustentável
A Câmara Municipal de Mortágua aprovou um orçamento de mais de 16 milhões de euros para 2025, destacando projetos que visam o crescimento sustentável do concelho e a melhoria da qualidade de vida da população. Entre os principais investimentos previstos estão a ampliação do Parque Industrial, a criação do Parque de Água de Mortágua e a construção de 10 apartamentos a custos acessíveis, segundo o comunicado enviado pelo município.
A segunda fase das obras de ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira arrancam em 2025, após a aquisição de quase todos os 20 hectares da área de expansão. O investimento total, que inclui redes de água, saneamento, energia e telecomunicações, está estimado em 5 milhões de euros.
Outro dos investimentos será a criação do Parque de Água de Mortágua na zona do Valongo-Breda, o parque incluirá uma piscina flutuante, zonas verdes e equipamentos para utilização durante todo o ano. O projeto, que visa reforçar o turismo e o lazer, avança em 2025 com a elaboração do plano de execução.
Já a requalificação do Largo da Feira de Vale de Açores servirá para garantir uma maior harmonia e funcionalidade, com o início das obras previsto para o próximo ano.
Será também efetuada a ligação entre a Estação e o Agrupamento de Escolas e será melhorada com a criação de passeios e vias cicláveis, promovendo a circulação pedonal e sustentável.
O município avança também com a requalificação da antiga Escola Primária de Mortágua, convertendo-a em 10 apartamentos para arrendamento acessível, um investimento de 1,1 milhões de euros financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Além disso, a ampliação da Escola Primária da Gândara para um centro de atividades escutistas já está em execução, com um investimento de 200 mil euros.
O plano de 2025 inclui a ampliação das redes de drenagem de águas residuais e a construção/requalificação de ETARs, incluindo as de Pomares e Crafuncho, totalizando mais de 450 mil euros em investimentos adjudicados.
Segundo o comunicado o orçamento reflete o compromisso da Câmara em trabalhar pelo desenvolvimento sustentável de Mortágua, valorizando recursos locais e promovendo o bem-estar da comunidade. A estratégia alicerça-se em princípios de responsabilidade e aproveitamento de fundos comunitários, com a meta de afirmar Mortágua como um concelho de oportunidades, empreendedorismo e qualidade de vida.
Com esta visão, a autarquia reforça o compromisso de construir uma “Melhor Mortágua”, preparada para o futuro.