Vinhos da Bairrada premiados em Oliveira do Bairro
O Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, foi palco do anúncio e entrega de prémios do Concurso de Vinhos e Espumantes 2024, no passado dia 13 de novembro, organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Estiveram presentes os vinhos premiados com medalhas de prata (7) e de ouro (30), num total de 37 referências, que se destacaram entre as 132 amostras submetidas a prova cega nesta edição. Esta foi a competição mais concorrida de todas – mais 12 vinhos do que em 2023 –, o que mostra o vigor e a vontade de fazer mais e melhor por parte dos produtores da Beira Atlântico e Bairrada.
O Quinta dos Abibes Sublime branco 2019, localizada em Anadia, foi o grande vencedor desta competição, tendo sido laureado com os títulos de Melhor Vinho do Concurso e Melhor Branco: um 100% Arinto, da autoria da quinta que lhe dá nome. Uma região amplamente conhecida pelos seus tintos, maioritariamente, de Baga, a dar cartas nos brancos, cheios de vivacidade e potencial de guarda. Já é o segundo ano consecutivo em que é branco o melhor vinho do concurso.
Os rosados continuam a aparecer de forma tímida, com dois premiados apenas: ao Quinta do Poço do Lobo Reserva Baga e Pinot Noir 2022, das Caves São João, foi atribuída Medalha de Ouro e distinção de Melhor Rosé. Aumentando na intensidade da cor, seguem-se os tintos, onde a Adega de Cantanhede se destacou com o Marquês de Marialva Confirmado Baga 1995, ao arrecadar Ouro e o prémio de Melhor Tinto. No que toca a espumantes, o melhor da categoria foi o Primavera Velha Reserva Bruto 2015 (Caves Primavera). O Quinta da Laboeira Baga Bairrada Reserva Bruto Natural 2021 (Alberto da Silva Marques) foi eleito o Melhor Baga Bairrada.
O Concurso de Vinhos e Espumantes da Comissão Vitivinícola da Bairrada 2024 realizou-se no dia 30 de outubro, perante um painel de jurados composto por quinze pessoas, entre enólogos e elementos eleitos pela Associação Escanções de Portugal. A prova foi dirigida por Francisco Antunes – reputado enólogo, com 36 anos de carreira e muito conhecimento da região, onde trabalha há 31 anos na Aliança Vinhos de Portugal –, acompanhado por Pedro Soares.