Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Municípios apresentam proposta de nó de ligação à A1


quarta, 06 novembro 2024

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro estiverem no passado dia 28 de outubro em Anadia, onde se reuniram com autarcas locais e do concelho vizinho de Oliveira do Bairro. A proposta de construção de um novo nó de acesso à Autoestrada A1 foi o principal tema da reunião

Segundo informa a nota de imprensa enviada ao Jornal da Mealhada este é um assunto de compromisso eleitoral do partido que os parlamentares desejam ver cumprido, garantindo ação na Assembleia da República para o conseguir.

A apresentação do projeto ocorreu no velódromo de Sangalhos, numa reunião a que também se juntou o CDS-PP, contando com a presença dos presidentes das câmaras de Oliveira do Bairro e de Anadia, respetivamente Duarte Novo e Teresa Cardoso, e os líderes das concelhias do partido, Pedro Esteves e Bruno Seabra. A iniciativa foi apresentada pelos próprios municípios como mais uma ação junto do poder político no sentido de ser garantida uma infraestrutura que se revela de extrema importância para o desenvolvimento socioeconómico dos dois municípios e de toda a região.

Para o coordenador dos deputados do PSD/Aveiro, Paulo Cavaleiro, este “é um dos assuntos mais importantes desta região, é um anseio das populações de há muitos anos”. Classificando a reivindicação do novo nó da A1 como “uma questão de justiça”.

Já Silvério Regalado, deputado que tem a responsabilidade do concelho de Anadia, garantiu que o grupo parlamentar de Aveiro do PSD está “ao lado dos autarcas e, sobretudo, ao lado das populações”, deixando a esperança de que no processo negocial do Orçamento do Estado para 2025, “chegaremos a soluções que sirvam bem as populações do distrito de Aveiro”.

A determinação e o empenho dos deputados foram transversais. “O nó da autoestrada aqui em análise é uma Infraestrutura essencial para servir Anadia e Oliveira do Bairro e toda a região de Aveiro, pelo que os deputados do PSD estarão empenhados, estarão a lado dos autarcas e, sobretudo, ao lado das populações, para poderem, ao nível da Assembleia da República, satisfazerem as suas pretensões” – referiu, por seu lado, Ângela Almeida, deputada encarregue dos dossiês relacionados com Oliveira do Bairro, no final da reunião em que participaram, também, os parlamentares Miguel Santos e Paula Cardoso.

Recorde-se que a pretensão dos dois concelhos da Bairrada é antiga e a respetiva reivindicação tem atravessado diferentes governos. O último desenvolvimento remonta a outubro de 2023, quando os municípios se reuniram com o governo de então e anunciaram que este se comprometera a avançar com o processo.

Habitação, tarifa dos resíduos sólidos, estratégia local, entre outros temas foram ainda debatidos na reunião.