Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

António Taboeira homenageado com conversa musicada


quarta, 23 outubro 2024

No âmbito da 3.ª edição do projeto cultural “Gente da Nossa Terra” dedicada a António Taboeira, uma figura icónica da cultura popular da região da Gândara, no concelho de Cantanhede, o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu uma conversa musicada, na quinta-feira, 17 de outubro, tal como informa a nota de imprensa da autarquia.

Nesta iniciativa foram partilhados episódios da vida de António Taboeira, estiveram pessoas que acompanharam o percurso artístico do homenageado. O filho de António Taboeira, António Costa também participou no evento, tendo presenteado todos os participantes no final da sessão com a interpretação, na concertina, de alguns temas que o seu pai celebrizou. Várias gerações da família também marcaram presença, reforçando o ambiente de memória e afeto em torno do legado do artista.

“Prestámos uma justa homenagem a uma referência incontornável da cultura popular e um dos maiores representantes da música tradicional do concelho de Cantanhede. A sua arte, transmitida de geração em geração, continua a ser uma referência na preservação das tradições musicais da Gândara. Estes registos ajudam-nos a conhecer ainda melhor o ‘Ti António Taboeira’, figura icónica da cultura popular da região gandaresa, exímio tocador de concertina e ‘sanfona’, e mestre de desgarradas. De origem humilde e autodidata, um ‘homem bom’ que se destacou como músico, preservando e partilhando o património cultural da sua terra”, destacou Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

A autarquia dá nota que têm vindo a desenvolver um trabalho parcimonioso de recolha, valorização e promoção do património cultural material e imaterial da região. O projeto “Gente da Nossa Terra” tem como propósito promover o reconhecimento local, regional, nacional e internacional, na vertente histórica e/ou artística, de personalidades marcantes, sublinhando os seus percursos, carreiras e influências.

Após as edições dedicadas a Carlos Garcia e Jaime Zuzarte Cortesão, desta vez “Ti António Taboeira” é a figura em destaque. A programação multidisciplinar elaborada contém mais de duas dezenas de iniciativas que irão decorrer em vários pontos do concelho de Cantanhede até dia 30 de novembro.