Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município aposta em habitação para fixar famílias e jovens


sexta, 11 outubro 2024

A Câmara Municipal de Mortágua aprovou a abertura de um concurso público para a construção de 10 fogos habitacionais com arrendamento a custos acessíveis, no âmbito do Programa Habitação a Custos Acessíveis. O projeto, avaliado em 1,1 milhões de euros, será financiado integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa requalificar e ampliar a antiga escola primária de Mortágua e a área envolvente. A intervenção resultará em oito apartamentos T2 e dois T1.

A Câmara será responsável por conduzir o processo, desde a abertura do concurso até à adjudicação e acompanhamento da obra. O prazo de execução é de 365 dias, com início previsto até o final de 2024 e conclusão até o final de 2025.

Este projeto integra um plano mais amplo de criação de um Parque Público de Habitação no concelho, que inclui um financiamento total de 3,5 milhões de euros. Além disso, a Câmara de Mortágua já submeteu outra candidatura para a construção de 24 novos fogos em terrenos municipais.

O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, destacou a importância destes investimentos para atrair jovens e famílias à região, em especial devido à iminente expansão do Parque Industrial, que deve aumentar o requerimento de habitação. "Queremos que as pessoas encontrem em Mortágua não só oportunidades de trabalho, mas também um lugar para viver e constituir família", afirmou o autarca.

Ainda no âmbito do PRR, Mortágua apresentou uma candidatura ao Programa 1º Direito, com o objetivo de reabilitar mais de 20 habitações degradadas no concelho, melhorando as condições de vida de famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

Já existem dois projetos de reabilitação em andamento. As antigas escolas primárias de Almacinha e Freixo estão a ser convertidas para alojamento urgente e temporário, com um investimento total de 254 mil euros, também financiado pelo PRR. A obra na escola de Almacinha já foi concluída, enquanto a do Freixo está na fase final.

Essas intervenções fazem parte da Estratégia Local de Habitação de Mortágua, que visa diversificar as soluções habitacionais, tanto pela construção de novos imóveis quanto pela reabilitação de áreas urbanas. “O Município está a dar o seu contributo para aumentar a disponibilidade de habitação e a incentivar a um maior dinamismo nesta área, para além do impulso que queremos dar à reabilitação urbana”, afirmou Ricardo Pardal, presidente da Câmara Municipal de Mortágua.