Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município investe mais de 500 mil euros em obras de pavimentação


quarta, 14 agosto 2024

O Município de Mortágua lançou um conjunto de empreitadas de pavimentação abrangendo dezenas de arruamentos no concelho. Estas intervenções na requalificação de arruamentos urbanos visam promover mais e melhores condições a nível de segurança, comodidade de circulação, e a qualidade de vida das populações.

Uma dessas empreitadas já teve início e abrange arruamentos na área da União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça, e um arruamento na povoação de Sula (freguesia de Trezói). A empreitada tem o valor global de 251.114.53 euros.

A decorrer está também a empreitada de requalificação de arruamentos na Felgueira, abrangendo a Rua do Corgo e a Rua da Sobreirinha. A empreitada, que compreende a execução da rede de drenagem das águas pluviais e a pavimentação dos dois arruamentos, representa um investimento municipal de 132 mil euros.

Entretanto foram adjudicadas mais duas empreitadas, uma para “Pavimentações em diversas localidades da freguesia de Espinho” e outra para “Pavimentações em diversas localidades da freguesia do Sobral”, representando um investimento total de cerca de 125 mil euros.

No seu conjunto, as várias empreitadas representam um investimento global acima de 500 mil euros.

O Município também já consignou a empreitada de “Requalificação do parque de estacionamento do cemitério de Mortágua”. A empreitada tem o valor de 155.903.89 euros e um prazo de execução de 120 dias.

Para além disto, foi recentemente concluída a empreitada de remodelação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais da localidade de Cortegaça.

A empreitada geral compreendeu a execução de coletores, a pavimentação de toda a zona intervencionada, e a construção de uma Estação Elevatória para encaminhamento dos efluentes para a ETAR de Mortágua. Aguarda-se agora que a EDP proceda à ligação da Estação Elevatória à rede elétrica para entrar em funcionamento. O investimento municipal ascendeu a cerca de 90 mil euros.

Ainda na área do Saneamento Básico, foi lançado concurso público para a construção da ETAR de Pomares, com um preço base de 356.078.85 euros (acrescido de IVA). A futura ETAR irá tratar os efluentes das povoações de Pomares, Vale da Vide e Barracão.