Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Brigada Litoral Centro inaugura instalações em Antes


quarta, 14 agosto 2024

José Silva é Comandante da Brigada Litoral Centro de forma voluntária, é responsável pelo distrito de Aveiro, Coimbra, Viseu e Leiria, a Brigada Litoral Centro é a única que tem quatro distritos, todas as outras têm três. Todo o trabalho que ele os sete elementos que constituem a equipa fazem tem como objetivo principal ajudar o próximo de forma gratuita. Ao lado de José Silva, a sua esposa Paula Silva, que também faz parte desta Brigada, contou ao JM que gosta muito da área de cinotécnia. “As pessoas ficam mais calmas quando estão com cães, abstraem-se durante alguns momentos”.

A sede da Brigada Litoral Centro será inaugurada no próximo dia 17 de agosto, pelas 15h:30, em Antes, nas instalações cedidas pela Junta de Freguesia da Mealhada

 

Quando lhe foi feito o convite para criar esta brigada aceitou de imediato?

Sim, aceitei de imediato. Vi este convite como um grande desafio.

Qual é a sua atividade profissional principal?

Sou cozinheiro.

Que formações tem para esta área?

Tenho vários cursos, o de busca e salvamento, terapia assistida por animais e ainda o de primeiros socorros a animais. Todos os cursos foram custeados por mim, fiz um em São Pedro da Cova nos Bombeiros e faço em várias empresas que dão formação.

Tem três cães que treinou e fazem parte da Brigada Litoral Centro. Como começou o gosto por esta área?

Quando era criança já gostava de animais e então empenhei-me e especializei-me nos treinos de cães. Até porque criei um grupo nos bombeiros e agora tenho a felicidade de pertencer a este da Brigada Litoral Centro.

Sempre gostou desta vertente humanitária?

Sim, aliás faço parte dos Bombeiros Voluntários da Mealhada já há 22 anos.

O que é o Corpo Nacional de Intervenção Civil?

É uma ONG, uma associação humanitária, sem fins lucrativos, de proteção civil. Apoiamos socialmente que mais precisa, por exemplo se alguém precisa de roupas nos contactamos as várias brigadas a nível nacional para conseguirmos angariar os bens necessários para ajudar.

Que tipo de ações sociais ou outras já realizaram?

Já prestamos apoio aos peregrinos em maio, na Póvoa da Mealhada, fizemos atividades no Sobral Cid, em Coimbra, através de terapia assistida por animais e no Dia da Criança fizemos uma demonstração cinotécnica em Ventosa do Bairro.

Quem é que pode fazer parte desta equipa?

Qualquer pessoa pode fazer parte desta equipa. Têm de se tornar sócios. Aliás, estamos a angariar voluntários através das nossas plataformas digitais, mas a adesão é fraca, na minha opinião as pessoas não querem trabalhar de forma voluntária, isto é, gratuitamente.

Os voluntários que entrem para a Brigada têm de fazer formação?

Sim, eu e os outros comandantes damos a formação necessária.

Esta brigada tem algum tipo de operações com as outras forças de segurança?

Se forem pedidas essas operações claro que sim. Estamos disponíveis para ajudar seja bombeiros, polícia e até civis. Ajudamos quem precisar.

Quem é que cedeu as instalações?

Foi a Junta de Freguesia da Mealhada. Estas instalações significam muito para nós. precisávamos de um espaço físico para as reuniões e para as formações

Quais são as principais metas da brigada futuramente?

Com estas instalações temos como objetivo fazer formação a civis mesmo que não pertençam à brigada. Para além disto, brevemente, no próximo mês, em setembro, quero ir a Lisboa prestar provas para certificar os cães para trabalhar com a GNR.