Hackaton europeu chega a Portugal para combater alterações climáticas

Realiza-se de 13 a 15 de junho, o primeiro hackathon virtual “EU Sparks for Climate”, uma iniciativa que convida cidadãos e investigadores portugueses a desenvolver soluções inovadoras, tecnológicas e sociais para combater as alterações climáticas. Em Portugal, esta iniciativa é acolhida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN). |
Cada uma das três equipas vencedoras receberão um prémio monetário de 5.000€, mentoria personalizada, apoio para uma campanha de crowdfunding, acesso à rede de investidores-anjo e apoio para expandir a sua solução.
O EU Sparks for Climate é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia e implementada pela Barrabés.biz, em colaboração com a Energy Cities, a European Association of Development Agencies, a European Citizen Science Association e a Eurocrowd.
Alinhada com a política de valorização do conhecimento europeu e as Missões Europeias, em particular a Missão para Cidades Climáticas Neutras e Inteligentes e a Missão para a Adaptação às Alterações Climáticas, o objetivo desta iniciativa é facilitar uma competição para valorizar o conhecimento e a criação colaborativa de soluções tecnológicas e socialmente inovadoras para enfrentar os desafios climáticos.