Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Mortágua Arena” é palco de eleição dos aficionados do Rally de Portugal


quinta, 09 maio 2024

Este ano Mortágua recebe duas passagens do Rally de Portugal, a primeira passagem aconteceu por volta das 08:05 e a segunda será às 17:35, hoje, dia 9 de maio.

O Rally de Portugal atrai inúmeras pessoas à região Centro de Portugal que tem um grande impacto na economia.

A passagem do Rally em Mortágua foi um dos objetivos que o atual Executivo vê concretizado, tal como refere o comunicado enviado pela entidade. “É, pois, com um redobrado regozijo e entusiasmo que o Município, Mortágua e os Mortaguenses vivem este evento, aguardando ansiosamente o grande dia da festa do rali”, refere o mesmo.

Correspondendo a esta aposta, o Município fez um investimento tendo em vista as duas passagens da prova, nomeadamente a melhoria das condições da “Mortágua Arena”, com a criação de um segundo acesso a esta zona espetáculo, que inclui um parque de estacionamento com capacidade para várias centenas de viaturas.

Este parque fica a cerca de 400 metros a pé da “Mortágua Arena” e tem duas saídas do local. Outra novidade deste ano é a Fun Zone, um espaço com animação, área de catering e um ecrã gigante que permitirá aos espetadores ver o desenrolar do Rally ao longo do dia entre as duas passagens. “As pessoas vão poder ver ao vivo o Rali em Mortágua e assistir através do vídeo às passagens nos concelhos de Góis, Arganil e Lousã, e assim acompanhar todas as vicissitudes do desenrolar da prova na nossa região”, destaca o comunicado.

“As expetativas são as melhores em termos de público e deixamos o convite às pessoas para se deslocarem até Mortágua para ver o Rali e desfrutarem do anfiteatro natural que é a “Mortágua Arena”, que oferece uma visão panorâmica da prova ao longo de cerca de 1,5 km sem sair do mesmo local e com todas as condições de segurança. Esta zona espetáculo tem outros atrativos como vários ganchos e uma zona de salto que é já uma imagem de marca deste local”, refere o comunicado do Executivo de Mortágua.

A parceria entre o ACP, o Turismo Centro de Portugal e os seis municípios da Região de Coimbra tem permitido consolidar o Rally nesta região. O Rally de Portugal é um investimento que tem retorno para o País, para a Região Centro e para cada um dos seis municípios da CIM-Região de Coimbra que recebem a prova. Esse retorno vai além da vertente desportiva, contabiliza-se o impacto económico, designadamente em termos de hotelaria, dormidas e restauração. Para além disso, a visibilidade e notoriedade associadas à presença de um Campeonato do Mundo de Ralis na região.

A Turismo Centro de Portugal, o ACP - Automóvel Club de Portugal e os municípios do Centro de Portugal que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal, assinaram no passado dia 30 de abril, na Figueira da Foz, o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região Centro. Jorge Sampaio, membro da comissão executiva, representou a Turismo Centro de Portugal no evento, que teve lugar na Casa do Paço, e considerou que a prova é um produto turístico “de excelência”. Assinaram o contrato-programa, além de Jorge Sampaio e Carlos Barbosa, o diretor de operações do ACP, João Mendes Dias, e os autarcas representantes dos municípios onde passa o Rally.

O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00, amanhã, dia 9 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

O Rally de Portugal é um evento que é visto em vários países através dos canais de televisão e em todo o mundo através das plataformas digitais, com muitos milhares de visualizações e partilhas. É difícil encontrar outro evento que faça uma divulgação e promoção da região a esta escala global.