Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Mupis” marcam primeira celebração do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual


quinta, 09 maio 2024

Pela primeira vez em Portugal, amanhã, dia 10 de maio, vai ser comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, em Anadia, no Museu do Vinho da Bairrada.

A Unidade Funcional de Arganil da APPACDM Coimbra desenvolveu uma campanha, em dezembro de 2021, na qual 36 dos seus utentes expressavam os seus sonhos. A iniciativa foi um sucesso imediato. Em 2023 acabou mesmo por ficar em primeiro lugar no concurso “Criar para Inovar”, promovido pela Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.

A Humanitas deu continuidade a esta campanha e desafiou as suas associadas a exporem esta campanha de mupis, agora numa versão mais curta, com 12 imagens. A APPACDM Coimbra colocou, recentemente, 12 mupis na “cidade dos estudantes”, que revelam os sonhos dos seus clientes. Além de Coimbra, esta campanha estará também nas ruas de Cantanhede, Elvas e Viseu.

 “Estes mupis abalam estereótipos e contribuem para um sentimento de identificação e normalização, por parte da comunidade, quando descobrem os sonhos da pessoa com deficiência intelectual, em tudo iguais aos de todos nós”, explica Helena Albuquerque, presidente da APPACDM Coimbra e da Humanitas.

“De salientar que o efeito poderoso desta campanha não se reflete apenas no cidadão comum que receciona as mensagens. Tem também um resultado extremamente positivo, ao nível do amor próprio e autoestima, nos nossos clientes e mesmo nos seus familiares. O poder da imagem, naturalmente aliado à mensagem” como fatores que fazem desta campanha “algo de especial, de um patamar que nem sempre encontramos nesta missão”, salienta Helena Albuquerque.

A proposta para a criação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual partiu de uma petição lançada pela Humanitas, que reuniu mais de 10.200 assinaturas. A 10 de maio de 2023, o Dia foi aprovado na Assembleia da República, sendo a seguir publicado no Diário da República nº 103, de 29 de maio. A campanha de mupis pretende dar mais relevo à primeira comemoração do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual.