Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

8ª edição do Prémio de Pintura Martins da Costa celebra vida e obra do pintor


tags: Penacova, Penacova Categorias: Região segunda, 18 março 2024

A Câmara Municipal de Penacova lançou, no passado dia 6 de março, a 8ª edição do Prémio de Pintura Martins da Costa.

O prémio homenageia a vida e obra do pintor que escolheu Penacova para construir a sua casa-ateliê e viver a última etapa da sua vida e que foi considerado como um dos maiores vultos da pintura portuguesa do século XX, tendo pintado Penacova de vários ângulos e contribuído para divulgar as paisagens únicas desta.

Aberto a todos os graus de ensino e público em geral, a autarquia pretende, com o Prémio de Pintura Martins da Costa, incentivar e fomentar a criatividade na área da pintura e desenho, incentivados por este grande artista que viu em Penacova um verdadeiro estímulo para a sua arte”, como refere Álvaro Coimbra, presidente do Município de Penacova.

Os prémios monetários são atribuídos segundo os vários escalões. O vencedor recebe um prémio no valor de 750 euros. Todos os escalões recebem ainda o livro “Contos Vividos – Martins da Costa”, obra que retrata o percurso artístico do pintor.

Para a edição de 2024 do concurso, a autarquia definiu dois temas obrigatórios: “Vale do Mondego e Penacova” e “Vida e Obra do Pintor Martins da Costa”. 

As obras devem ser entregues na Biblioteca Municipal de Penacova até 5 de julho de 2024.