Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

PS ganhou na Mealhada, mas Joana Sá Pereira ficou à porta


tags: Legislativas 2024 Categorias: Região quarta, 13 março 2024

Nunca tantas pessoas votaram no concelho da Mealhada. 11227 eleitores – 63,41% do universo total de 17706 inscritos no concelho – escolheram a composição do futuro parlamento português. Uma participação recorde (em percentagem e em números absolutos, desde sempre e independentemente do tipo de ato eleitoral) que deu a preferência ao Partido Socialista, com 34,08% dos votos. A Mealhada foi um dos três concelhos do distrito de Aveiro em que o PS ganhou, mas isso não permitiu que Joana Sá Pereira – até agora deputada na Assembleia da Republica eleita pelo PS e natural do concelho da Mealhada – fosse eleita. Joana Sá Pereira era a número 7 da lista do PS e foram eleitos apenas cinco socialistas por Aveiro.

Nas eleições do passado domingo, 10 de Março, no concelho da Mealhada, o Partido Socialista foi o partido mais votado. Ganhou em quase todas as mesas eleitorais do território. Escapou três das seis mesas da cidade da Mealhada, uma das mesas em Antes e a mesa localizada na Póvoa do Garção. O PS ganhou em cinco das atuais freguesias do concelho, a Alternativa Democrática venceu – com uma vantagem de apenas 24 votos – a votação da União de Freguesias da Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro. No entanto, é relevante salientar que o PS perdeu, na Mealhada, 932 votos em comparação com as ultimas eleições legislativas, em 2022.

A Aliança Democrática ganhou no país, mas na Mealhada teve 26,53% – mais ou menos a mesma percentagem que em 2022 se observou no somatório da votação do PSD e do CDS/PP – mas alcançou mais 327 votos do que havia conquistado em 2022. Tendo sido, como já se disse, a força mais votada na União de Freguesias, a maior unidade territorial do território.

O Chega foi o grande vencedor da noite eleitoral e uma força em ascensão. O partido de André Ventura triplicou a votação no concelho da Mealhada. Em 2022 havia conquistado 612 votos (6,21%) e no passado domingo conquistou 1854 votos, um total de 16,51%. Na Mesa do Canedo, por exemplo, na freguesia da Pampilhosa, o Chega teve mais votos do que a AD, e noutras os resultados estiveram muito próximos.

O Bloco de Esquerda manteve o estatuto de quarta posição no concelho da Mealhada, tendo conquistado mais 120 votos do que em 2022, ficando com 5,82% das preferências no território.

Na mesma linha ficou o Iniciativa Liberal. O partido liberal manteve a quinta posição e conquistou mais 179 votos do que em 2022, alcandorando-se nos 4,76% dos votos no concelho.

Outra das surpresas da noite eleitoral foi o partido Livre. No concelho da Mealhada passou a ser a sexta força política. O partido de Rui Tavares mais do que triplicou a sua votação no concelho. Teve 65 votos em 2022 e 284 votos no passado domingo, posicionando-se nos 2,53% da votação.

Na posição inversa, em queda, encontramos a CDU. A força que coliga o Partido Comunista Português e os ecologistas ‘Os Verdes’ perdeu 62 votos – passando a juntar 262 votos e 2,33% das escolhas –.

O PAN – Partido Animais e Natureza – conquistou mais 45 votos do que em 2022, mas nem por isso deixou de passar a ser o menos representativo, dos partidos com assento parlamentar, no concelho da Mealhada.

Digno de destaque no concelho da Mealhada é, também, a votação no partido ADN – Alternativa Democrática Nacional – que multiplicou por seis o seu resultado no território. Alcançaram 122 votos em 2024, quando nas ultimas eleições tinham conseguido, apenas 19 votos. O partido RIR conseguiu mais 10 votos do que na ultima eleição, o PCTP/MRPP conquistou mais 3. O VOLT perdeu 7 votos em comparação com 2022, o MPT coligado com a Aliança perdeu 6 votos e o Ergue-te perdeu 2.

Importa realçar, ainda, o aumento da participação dos mealhadenses em eleições democráticas. Nunca um tão grande número de votantes se tinha manifestado em percentagem e em números absolutos, desde sempre e independentemente do tipo de ato eleitoral. Votaram 11227 pessoas, mais 1378 pessoas do que nas ultimas eleições legislativas

No distrito de Aveiro os dezasseis mandatos foram distribuídos do seguinte modo: 7 deputados para a Aliança Democrática, que manteve o número de deputados eleitos pelo PSD em 2022, 5 mandatos para o Partido Socialista, que perdeu três deputados face a 2022, 3 mandatos para o Chega, que tinha apenas um deputado, e 1 mandato para o Iniciativa Liberal que passou a compor o elenco representativo do distrito em São Bento.

O concelho da Mealhada, que desde 2011 sempre teve, ininterruptamente, pelo menos um dos seus naturais no Parlamento Nacional – ultimamente teve até dois deputados simultaneamente –, deixou de ter mealhadenses na Casa da Democracia.