Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Potencial dos Dados de Observação da Terra em debate na Pampilhosa da Serra


quarta, 07 fevereiro 2024

O Auditório Municipal de Pampilhosa da Serra recebeu, no passado dia 7 de fevereiro, a sessão sobre “Observação da Terra para Municípios” que visa proporcionar um espaço de diálogo, debates e apresentações de casos práticos sobre a utilização de dados de satélite no planeamento e gestão municipal.

A iniciativa foi organizada pela Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a o Centro de Competências Geoespaciais (CGEO), Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) sendo que esta é uma das celebrações que decorrem âmbito das celebrações do seu 10º aniversario.

Com esta sessão, “pretendemos discutir com as instituições locais as suas necessidades e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial da Observação da Terra na procura de soluções. O objetivo é perceber os obstáculos e apresentar oportunidades, garantindo que todos os municípios, independentemente da sua localização, possam ter acesso à informação recolhida pelas tecnologias espaciais e conhecer o ecossistema nacional, regional e local com o qual podem colaborar”, contextualiza Carolina Sá, gestora de projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa. 

Jorge Brito, secretário executivo da CIM-RC, considera que este evento tem uma grande importância para toda a Região de Coimbra, "tendo em conta que este território tem características muito particulares, abrangendo zonas rústicas, urbanas e costeiras. O recurso a informações e tecnologias baseadas no espaço tem vindo a tornar-se cada vez mais essencial na tomada de decisões, seja em planeamento do território ou em situações de crise, como os incêndios florestais".