Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Autarcas de Cabo Verde visitam concelho de Anadia


terça, 06 junho 2023

Uma delegação de Cabo Verde, constituída por autarcas dos Municípios de Mosteiros (Ilha do Fogo) e da Ilha do Sal, esteve a semana passada no concelho, tendo realizado um conjunto de visitas a várias instalações nas áreas do enoturismo, proteção civil, desporto, saúde e bem-estar de Anadia.

A comitiva composta pelos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Mosteiros, respetivamente Fábio Vieira e Lúcio Fernandes, e do vereador do Município da Ilha do Sal, Hédercio Gomes, foi recebida, no passado dia 2 de junho, pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e restantes vereadores do executivo, no edifício dos Paços do Concelho.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso deu as boas vindas aos autarcas cabo-verdianos, realçando a disponibilidade do Município de Anadia em, futuramente, estabelecer eventuais protocolos de cooperação e de intercâmbio.

Os setores vinícolas e da proteção civil foram as áreas que os representantes dos municípios cabo-verdianos mostraram mais interesse, tendo visitado, nomeadamente vários produtores de vinho, a Estação Vitivinícola da Bairrada, a Escola Profissional de Anadia e a Rota da Bairrada. Os Bombeiros Voluntários de Anadia, as Termas de Vale da Mó, algumas das barragens existentes no concelho, o Curia Tecnoparque (Incubadora de Empresas e Universidade Sénior), o Centro de Alto Rendimento de Anadia, a Pista de XCO da Curia, bem como os Museus do Vinho Bairrada e das Duas Rodas, foram outros dos locais visitados pela comitiva.

A visita teve como propósito estabelecer e reforçar laços de amizade e cooperação com Cabo Verde, por forma a fomentar o intercâmbio de ideias e experiências. Recorde-se que Anadia já estabeleceu geminações com dois municípios cabo-verdianos, Boa Vista e São Lourenço dos Órgãos.