Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Dia Mundial do Ambiente comemorado com criação de hortas inclusivas


terça, 06 junho 2023

A Câmara Municipal da Mealhada assinalou, ontem, 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente com a construção de diversas mini hortas de mesa em escolas e instituições. A iniciativa, dinamizada pela Centro de interpretação Ambiental, insere-se no projeto “Escola Semuros”.

Colocar verdadeiramente as mãos na terra e sentir o cuidar das plantas. Este foi o mote para as atividades do Dia Mundial do Ambiente que se traduziram na criação de duas mini hortas de mesa e uma horta em paletes, possibilitando que a população infanto-juvenil e os adultos com dificuldades de mobilidade tenham esta oportunidade de cultivar e sentir a terra e as plantas.

As iniciativas decorreram nos centros escolares da Mealhada e da Pampilhosa, em turmas com alunos de mobilidade reduzida, e ainda na APPACDM – Centro de Santo Amaro.

O projeto “Escola Semuros” defende a inclusão da população infanto-juvenil com deficiência em atividades relacionadas à natureza, como a realização de atividades físicas, recreação e a contemplação da natureza com técnicas adequadas com as variadas deficiências que existem.

“O objetivo desta ação é possibilitar o acesso desta população à informação ambiental e ao conhecimento, incentivando e proporcionando um contacto fácil, ativando os sentidos e, por isso, achámos que seria uma belíssima forma de assinalar o Dia Mundial do Ambiente”, refere Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.