Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Os segredos de Juvenal Papisco” apresentado no Convento de São Francisco


sexta, 24 fevereiro 2023

Bruno Paixão apresenta o seu romance de estreia, “Os segredos de Juvenal Papisco”, que terá lugar na antiga igreja do Convento de São Francisco, no próximo domingo, dia 26 de fevereiro, pelas 17h. O evento decorrerá à porta fechada dado que o espaço se encontra com a lotação esgotada.

Marta Temido, ex-ministra da Saúde, fará a apresentação e Hugo Gilberto, diretor-adjunto de informação da RTP, a moderação. O editor Vítor Gonçalves representa a Porto Editora. O evento será aberto pelo presidente do Município de Coimbra, José Manuel silva. Durante a sessão, pela Recortar Palavras, Alice Cardoso e Liliana Machado farão duas leituras do livro. Ao longo do evento haverá quatro momentos musicais de inspiração sul-americana, em consonância com o enredo da história, tendo Paulo Bernardino no acordeão e João Santos no Piano, bem como as vozes de um coletivo de coros como o da Ordem dos Médicos, Advocal, Alma de Coimbra, Carlos Seixas, Chorus Ingenium e Stella Maris.

Cinco artistas exporão um trabalho cada, inspirado na leitura do livro “Os segredos de Juvenal Papisco”. Conceição Mendes (pintura), José Vicente (ilustração com técnica mista), Lauren Maganete (fotografia digital), Pedro Figueiredo (escultura) e Victor Costa (pintura).

O livro, que chegou às livrarias de todo o País esta quinta-feira, 23 de fevereiro, estará também à venda no local, pela Livraria Bertrand, e, no final, está prevista a sessão de autógrafos com o autor Bruno Paixão.

Bruno Paixão nasceu em Coimbra, em novembro de 1975. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, é professor do Ensino Superior e investigador. Foi jornalista, é cronista regular na imprensa e autor dos livros de crónicas Prime Time is my Time (2017), e Fake Time is not my Time (2021), para além de outros de âmbito académico.

É diretor da Fundação INATEL em Coimbra, foi jornalista de imprensa, membro da direção da Associação Portuguesa Para o Estudo da Propriedade Intelectual e fundador da publicação universitária de defesa dos Direitos Humanos Enviado Especial. Presidiu à Comissão Executiva do Congresso “Pensar Portugal”.

“Os segredos de Juvenal Papisco”, obra vencedora do Prémio Literário Luís Miguel Rocha 2019, é o seu romance de estreia.