Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bandeira Verde Eco-Escolas hasteada na Escola Secundária Lima-de-Faria em Cantanhede


quarta, 01 fevereiro 2023

A comunidade escolar da Escola Secundária Lima-de-Faria juntou-se na manhã de sexta-feira, 27 de janeiro, para a sessão simbólica do hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas, gesto simbólico marcado pela presença do município, enquanto “Município Parceiro Eco-Escolas”, na pessoa do vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que se congratulou com o sucesso uma vez mais alcançado com a implementação do programa Eco-Escolas, e a resposta qualificada dada pelos agentes educativos em parceria com a autarquia.

Este estabelecimento de ensino é uma das 16 Eco-Escolas do concelho de Cantanhede que viu reconhecido o seu desempenho no ano letivo 2021/2022, pelo 10.º ano consecutivo, integrando o Eco Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, tendo a particularidade que é uma escola secundária.

A Bandeira Verde distingue o trabalho realizado pelos alunos desta escola em prol da sustentabilidade do planeta, sendo este o resultado da consolidação e da continuidade das ações com vista a um futuro melhor.

O compromisso prossegue no ano letivo 2022/2023, estando já a ser definido um plano de ação, com iniciativas coletivas junto da comunidade local, de intervenção ativa, envolvendo os cerca de 600 alunos da comunidade escolar.

O vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso, destacou “a importância deste programa nas escolas do concelho enquanto projeto educativo que privilegia a Educação Ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania, pois implica que sejam mais interventivos, críticos, responsáveis”.

“Este programa é uma oportunidade para promover os valores do desenvolvimento sustentável num processo que merece o nosso mais vivo reconhecimento, pois destina-se a criar condições favoráveis à construção de um futuro melhor, com mais qualidade de vida e cada vez melhores índices de sustentabilidade ambiental”, acrescentou o autarca, enfatizando que “uma Eco-Escola é um agente de mudança, promotor de mais cidadania, e determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta, é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo”.

O ato simbólico do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas contou ainda com a presença do diretor, professores, pessoal não docente da Escola Secundária, bem como do diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares, e dos professores coordenadores Miguel Dias e Palmira Neves.

Na ocasião, José Soares congratulou-se com o facto de dirigir um Eco-Agrupamento e elogiou “o extraordinário trabalho que os alunos e professores realizaram em torno de questões relacionadas com a preservação do meio ambiente, sustentabilidade, assim como ao fomentar uma verdadeira consciência ecológica”.

O professor coordenador Miguel Dias aproveitou para apresentar o vasto e diversificado plano de atividades e ações a implementar, tendo sido elogiado pelas dinâmicas criadas junto dos jovens do ensino secundário.

O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.