Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

A Magia do Natal chegou à cidade de Anadia


sexta, 02 dezembro 2022

A “Paixão pelo Natal” teve início dia 1 de dezembro, feriado nacional, decorrendo até ao dia 7 de janeiro. Pista de Gelo, Snowtubing, Comboio de Natal, Mercadinho de Natal, Casa do Pai Natal, espetáculos infantis, Gala de Natal, Passeio Cicloturístico de Pais Natais e Concerto de Ano Novo são as atividades que animarão o concelho de Anadia nesta quadra natalícia. A iluminação alusiva ao Natal, foi inaugurada no mesmo dia.

O Parque Urbano de Anadia será o “coração” da “Paixão pelo Natal”. Uma tenda gigante acolherá algumas das atividades, nomeadamente a Pista de Gelo, o Snowtubing, o Mercadinho de Natal, a Casa do Pai Natal e alguns espetáculos infantis. Um comboio de Natal irá também percorrer o Parque Urbano. A abertura decorreu no dia 1 de dezembro, com um espetáculo de patinagem artística, na Pista de Gelo, pela Secção de Patinagem Artística da Associação Recreativa e Cultural de Vilarinho do Bairro, com a presença ainda do Pai Natal e de animação itinerante.

O Mercadinho de Natal vai contar com seis bancas, dinamizadas por associações culturais, IPSS e outras entidades, onde os visitantes poderão adquirir artigos de artesanato, bem como algumas das delícias típicas da quadra natalícia. Este espaço irá funcionar de segunda a quinta-feira das 14h às 20h, às sextas-feiras das 14h às 22h. Aos sábados, domingos e feriado, das 11h às 22h. Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, o espaço funcionará em horário reduzido, das 14h às 19h.

A Gala de Natal é outro dos pontos altos da animação natalícia. O espetáculo, intitulado “Anadia, contos de Natal”, irá ter lugar no Pavilhão de Desportos de Anadia, este sábado, 3 de dezembro, pelas 21h. O evento contará com a participação de diversas associações culturais e recreativas do concelho que protagonizarão momentos de música, folclore, dança, teatro e poesia. O evento será transmitido pelos canais digitais do Município de Anadia, Facebook e Youtube.

À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, tem lugar, no dia 18 de dezembro, domingo, o tradicional Passeio Cicloturístico de Pais-Natais, com partida e chegada na Praça da Juventude, em Anadia. O evento tem como principal objetivo generalizar o acesso à prática da atividade física a diferentes grupos etários, procurando promover o convívio entre todos os participantes. O passeio vai decorrer entre as 10h00 e as 12h00, numa extensão de 10 kms. A partida é precedida de um concerto musical de Natal, pelo grupo “GroovArt”. No final haverá um pequeno convívio com oferta de bolo rei.

As festividades da quadra natalícia terminam, no dia 7 de janeiro, com o Concerto de Ano Novo, no Cineteatro Anadia, pelas 21h. Este ano o espetáculo musical é protagonizado pelos grupos corais do concelho. A entrada é gratuita.

Integrado ainda neste programa natalício, o Município de Anadia, em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, promove, o Sorteio de Natal do Comércio Local de Anadia, entre 1 de dezembro e 5 de janeiro. Ao todo serão atribuídos 150 prémios no valor de 100 euros cada.

Por cada 10€ de compras, será entregue, pelas lojas aderentes, ao comprador uma senha de participação que o habilitará ao sorteio, num máximo de dez senhas por compra. As senhas, depois de devidamente preenchidas, terão de ser depositadas, na Tômbola do Sorteio, que se encontrará localizada na Câmara Municipal de Anadia até às 17h do dia 5 de janeiro.

Uma iniciativa que pretende levar os anadienses a realizarem as suas compras, junto do comércio local do concelho.