Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

O Rei dos Leitões e Crítico de Vinhos juntam-se para jantar de solidariedade


quarta, 30 novembro 2022

O Restaurante o Rei dos Leitões e Luís Lopes, crítico de vinhos e jornalista, juntam-se para a organização de um jantar de solidariedade, dia 2 de dezembro, às 20h.

Com intuito de comemorar os 75 anos de existência, o Rei dos Leitões organiza o jantar, orientado por Luís Lopes, diretor da revista “Vinhos Grandes Escolhas”. A escolha dos pratos será a condizer com os vinhos selecionados. O jantar terá um custo de 500 €, onde todas as receitas irão reverter para instituições escolhidas pela organização.

 Luís Lopes tem mais de 30 anos de carreira no setor do vinho, a Bairrada é a grande região de Portugal no envelhecimento nobre dos vinhos tranquilos. E para o comprovar desafiou o restaurante bairradino para a realização de um jantar vínico que o atestasse, levando à prova mais de uma dezena de vinhos consagrados da região, de outros tantos nomes da história da Bairrada.

A seleção dos vinhos foi feita por Luís Lopes e recai sobre 11 vinhos tintos que, na sua ótica pessoal, melhor espelham a grandiosidade da Bairrada, considerando-os os melhores criados no final do século XX.

O jantar, conta com a palestra e comentário do jornalista a todos os vinhos apresentados. Dono de uma garrafeira, fruto do seu trabalho no sector e ávido colecionismo ao longo da carreira, Luís Lopes disponibiliza todos os vinhos escolhidos, que vão desde o ano de 1985 até 2001. Nessa lista de eleitos contam-se nomes como Sidónio de Sousa, Gonçalves Faria, Quinta de Baixo, Casa de Saima, Quinta das Bágeiras, de Mário Sérgio Nuno, Luís Pato e os vinhos Quinta da Dôna.

Ao Rei dos Leitões cabe ainda a apresentação de alguns vinhos raros, oriundos da sua garrafeira onde pontificam mais de um milhar e meio de referências da região da Bairrada.