Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Paróquia da Mealhada assina contrato para a criação de uma Comunidade de Energia


quinta, 29 setembro 2022

A Paróquia da Mealhada assinou contrato para a criação da Comunidade de Energia Renovável (CER), hoje, no Salão Paroquial da Igreja da Mealhada. Este projeto é pioneiro no concelho e para a empresa promotora, Cleanwatts, que lança, assim, a sua primeira CER numa paróquia. Assim que a instalação estiver concluída, segue-se a fase de angariação de novos membros para a Comunidade, pois “o objetivo é que a Comunidade de Energia beneficie o maior número de pessoas”, avançam os promotores.

 "Estamos muito satisfeitos com a criação desta Comunidade de Energia, até porque se trata de um projeto pioneiro para a Cleanwatts. É a nossa primeira CER com uma paróquia", frisa Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando que "esta CER está muito alinhada com aquilo que pretendemos que as CER sejam, até na sua vertente social. Sabemos que a Paróquia da Mealhada vai dar muito bom uso ao excedente de energia produzida, ajudando as família mais carenciadas da região e contribuindo, assim, para combater a pobreza energética, que é um dos principais objetivos das Comunidades de Energia".

Rodolfo Leite, Pároco da Mealhada, também se mostrou muito satisfeito com este projeto pelo potencial que ele tem de apoio aos mais desfavorecidos. "A pobreza energética é uma realidade que afeta muitas famílias da nossa paróquia e, com a chegada do Inverno e os aumentos muito significativos do preço da eletricidade, esta realidade torna-se ainda mais preocupante e urgente".

"Infelizmente, temos muitos pedidos de auxilio vindos de pessoas que não consegue pagar as contas de luz e que, no inverno, sofrem com o frio dentro de suas casas e é nossa convicção que a criação desta Comunidade de Energia vai dar um importante contributo na ajuda a estas pessoas", afirma o Padre Rodolfo, recordando: "o bem-estar e a melhoria de vida - espiritual, mas não só - da nossa comunidade é a razão de ser do nosso trabalho. Também não ignoramos o tempo e o mundo em que vivemos e a importância, nos dias que correm, de salvaguardar a saúde do nosso planeta, diminuindo a nossa pegada ecológica e garantindo um futuro melhor para as gerações vindouras".

A criação da CER da Paróquia da Mealhada tem 3 objetivos principais: "poder, a própria instituição, beneficiar de condições mais vantajosas relativamente à energia que consome; proporcionar aos párocos, que queiram aderir a esta comunidade, a possibilidade beneficiarem de condições mais vantajosas; inovar e contribuir para o compromisso ambiental e social da Paróquia".

A CER da Paróquia da Mealhada insere-se no projeto "100 Aldeias", projeto central da Cleanwatts - que consiste no desenvolvimento de Comunidades de Energia, onde são integrados diversos membros, como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de um ecossistema energético. Quem participa pode ter acesso a energia limpa, com isenção de parte das tarifas de acesso à rede. Este projeto permite aumentar o conforto térmico, diminuir os custos energéticos em cerca de 30%, reduzir a pegada ecológica das comunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas aldeias de Portugal.