Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Penacova promove a VI edição do Prémio de Pintura Martins da Costa


quinta, 31 março 2022

Incentivar e premiar a criatividade na área da pintura e desenho, é o objetivo do prémio de pintura que evoca a vida e obra de João Martins da Costa. O concurso aberto a alunos de todos os graus de ensino e ao público em geral, tem como temas obrigatórios o “Vale do Mondego e Penacova” ou “Vida e Obra do Pintor Martins da Costa”.

Martins da Costa nasceu em Coimbra, estudou pintura na Escola de Belas Artes do Porto, viajou por cidades como Florença, Porto, Londres e viveu parte da sua vida em Penacova, onde construiu a sua casa-atelier, na Costa do Sol, de frente para o vale do Mondego, localizada no Centro Histórico de Penacova. Pintou Penacova de vários ângulos e de um modo muito próprio, tendo desta forma contribuído para divulgar as paisagens únicas desta vila. Entre 1975 e 1991 Martins da Costa foi professor na Escola Secundária de Penacova e colaborou com várias instituições locais. O artista e pintor deixou uma obra extraordinária devido ao seu traço sensível e, ao mesmo tempo, firme e exato. 

Este ano e pela primeira vez, o prémio de pintura Martins da Costa é alargado a alunos do ensino superior artístico, ensino secundário, curso de Artes Visuais, alunos do 3.º Ciclo (7º, 8º e 9º anos), artistas plásticos e público em geral.

Os prémios monetários são atribuídos segundo os vários escalões e o vencedor recebe um prémio no valor de750€. Todos os escalões recebem ainda o livro “Contos Vividos – Martins da Costa”, obra que retrata o percurso artístico do pintor.

O regulamento do concurso pode ser consultado através do link: http://www.cm-penacova.pt/pt/pages/regulamentoscultura.

As obras a concurso devem ser entregues na Biblioteca Municipal de Penacova, Rua da Eirinha, 3360-330 Penacova, até 7 de julho de 2022.