Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Mortágua promove plantação de árvores autóctones em terrenos do domínio privado municipal


quarta, 19 janeiro 2022

O Município de Mortágua promoveu uma ação de plantação de espécies autóctones em terrenos do domínio privado municipal. As espécies que estão a ser plantadas são sobreiros, carvalhos e medronheiros, e foram produzidas nos viveiros da Escola Superior Agrária de Coimbra. Esta iniciativa insere-se no projeto Forest for Future (F4F), que tem como entidade líder o SERQ (Centro de Inovação e Competências da Floresta), e envolve uma parceria de várias entidades: Município de Mortágua, ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, Escola Superior Agrária de Coimbra, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro.

O presidente da Câmara, bem como vereadores, coordenador da ADICES, docentes e alunos da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Universidade de Aveiro e Sapadores Florestais do Município participaram na ação no terreno, aos quais de juntaram vários mortaguenses que se inscreveram no evento.

Esta ação sinaliza e traduz, em termos práticos, o objetivo do Município de fomentar a biodiversidade florestal, promover e preservar as espécies autóctones do nosso território, que contribuem para uma floresta mais rica, diversa e resiliente aos incêndios, bem como para a diversidade de espécies animais. O Município espera que esta ação ajude a sensibilizar e a incentivar os mortaguenses para a importância de ter um concelho com uma floresta viva, multifuncional e sustentável.

O projeto F4F – Forest For Future visa a valorização da fileira florestal da Região Centro e tem por objetivo primordial a demonstração e a transferência de tecnologias e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no setor florestal da região Centro. Abrange as várias fases da cadeia, desde as plantas até aos produtos finais, baseando-se em quatro pilares fundamentais: “Plantas e Viveiros”, “Gestão Florestal”, “Indústria” e “Floresta multiusos”.