Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Biblioteca Municipal de Anadia promove concurso literário para alunos


terça, 30 novembro 2021

A Câmara Municipal de Anadia, através da sua Biblioteca Municipal, promove a XII edição do concurso literário “Ler & Aprender”, dirigido aos alunos de todas as instituições de ensino do concelho, tendo como propósito promover hábitos de leitura e incentivar a escrita criativa. O concurso, que prevê a criação, individual, de textos inéditos pertencentes aos diversos géneros literários, enfatizando a correção linguística e a expressão literária, é direcionado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, incluindo os do Ensino Profissional, e do Programa Qualifica.

À semelhança de anos anteriores, o concurso mantém o “Conto Gustavo Campar”, em homenagem a este jovem utilizador da Biblioteca Municipal de Anadia e aluno da Escola Básica e Secundária de Anadia, falecido em maio de 2017. As restantes categorias preveem a produção de textos inéditos pertencentes aos géneros narrativo e lírico. O júri é constituído por três elementos, um representante do Município de Anadia, um elemento da Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e um(a) escritor(a) de um dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. A apreciação e avaliação dos trabalhos apresentados, terá em conta a criatividade e a correção da linguagem utilizada.

Ainda segundo as normas do concurso “Ler & Aprender”, os prémios monetários, no valor de cem euros, são atribuídos aos estabelecimentos de ensino e destinam-se à melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas escolares, ou seja, serão investidos na aquisição de fundo documental e de equipamentos diversos. Aos alunos vencedores serão atribuídos certificados de participação e cheques-livro no valor de 25 euros.

A data limite para a entrega dos trabalhos é 18 de março de 2022. A divulgação dos vencedores acontecerá no mês de junho e a entrega dos respetivos prémios terá lugar aquando da realização da cerimónia do 14º aniversário da Biblioteca Municipal, no mês de julho, em dia a divulgar.