Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município apoia ação popular contra fusão da Sociedade Água do Luso


terça, 12 janeiro 2021

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada afirmou, esta terça-feira, que o município vai apoiar uma eventual ação popular da população do Luso para travar a fusão da Sociedade Água do Luso com a Sociedade Central de Cervejas.

Numa sessão de esclarecimento via Zoom, Rui Marqueiro adiantou que a Câmara Municipal vai suportar todas as custas, caso a população avance para a ação popular.

“Assim que soubemos da intenção da Sociedade Central de Cervejas, fizemos o pedido para que não o fizesse. A Sociedade Água do Luso é bem mais antiga que a Central de Cervejas, tem uma história longa, um passado de muitos anos e isso perder-se-ia”, entende o autarca, acrescentando que a situação está entregue a especialistas em Direito Administrativo e Comercial, e a Câmara vai agir de acordo com o parecer dos juristas.

Sociedade aponta vantagens

O diretor de Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas, Nuno Pinto de Magalhães, lembrou que as marcas têm um acionista comum, que é o Grupo Heineken, e que a marca tem sido uma aposta forte da sociedade.

Nuno Pinto de Magalhães revelou que há vantagens nesta fusão, como a equivalência das condições salariais dos trabalhadores aos da Sociedade Central de Cervejas e a cobrança da derrama por parte do município, que será agora anexada aos lucros da Central de Cervejas. “Em 2019, a Sociedade Central de Cervejas teve resultados positivos na ordem dos 50 milhões de euros, pelo que a Câmara Municipal da Mealhada vai receber uma verba mais significativa”, defendeu.