Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Orçamento de Estado contempla verbas para a Mata do Bussaco


sexta, 27 novembro 2020

O Orçamento do Estado para 2021 contempla verbas do Fundo Ambiental para a Fundação Mata do Bussaco. A proposta, apresentada pelos deputados do PSD pelo círculo de Aveiro, foi aprovada por maioria.

O proponente foi o deputado Bruno Coimbra (oriundo do concelho da Mealhada) e teve votos contra do PS, a abstenção do PAN e do Iniciativa Liberal e os votos a favor dos restantes partidos e deputados com assento na Assembleia da República.

“Com a aprovação desta proposta de alteração ao Orçamento do Estado, os montantes em causa estão garantidos já em 2021 e aguardam apenas a conclusão do processo de alteração ao regime fundacional da Mata do Bussaco, que o Governo anunciou estar concluído até ao final deste ano” explica o deputado Bruno Coimbra, coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Ambiente, reafirmando a importância da Fundação “salvaguardar os seus compromissos e investir no cumprimento da sua relevante missão, garantindo o acesso aos imprescindíveis Fundos Europeus”.

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, agradeceu aos deputados que votaram a favor desta proposta, em especial o social-democrata Bruno Coimbra. "Fez política pela positiva e isso é muito louvável”, aponta.

O autarca espera que o Governo "cumpra rapidamente a promessa feita na Comissão de Agricultura e Mar de revisão dos estatutos da Fundação Mata do Bussaco, até final de 2020, alterando a Resolução do Conselho de Ministros de 2013 que tem criado múltiplos constrangimentos à gestão diária da Mata, que vive exclusivamente de receitas próprias e do apoio da Câmara da Mealhada”.