Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Universidade Sénior arranca novo ano letivo com quase uma centena de alunos


quarta, 02 outubro 2019

As aulas na Universidade Sénior da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social -, arrancam no próximo dia 7 de outubro para dar início ao ano letivo 2019/2020.

No ano passado a instituição, que tem sedes na Mealhada, Luso e Pampilhosa, registou perto de 112 alunos inscritos, e já têm 92 inscrições das matrículas que decorreram entre 23 e 26 de setembro.

As coordenadoras do projeto, Patrícia Figueiredo, Catarina Santos e Patrícia Santos, explicam que o objetivo da Universidade Sénior é a “promoção do convívio e da aprendizagem” e que é importante conseguirem que os séniores estejam “ativos, com gosto”.

Para o ano de 2019/2020 contam com as disciplinas de hidroginástica (em vários horários), ginástica, pilates, yoga, interpretação e educação ambiental, inglês, vitalmente (estimulação cognitiva), entre muitas outras, a completar um rol de 18 matérias.

Sobre o que se preparou para o ano que se segue, as coordenadoras afirmam que estão sempre a auscultar “o feedback dos nossos alunos”, e que até há uma comissão de alunos formada na Universidade. Segundo afirmam, os participantes acabam por fazer amizades e a Universidade é um “bom ponto de partida” para se estabelecerem “boas e novas amizades”.

Para o dia 4, sexta-feira, conta-se com a cerimónia de abertura, intitulada “Envelhe(S)er com Saber”, no Casino Luso às 15h, atividade que se trata de uma tertúlia com 3 convidados, em que também é pedido aos participantes na Universidade Sénior para se juntarem.

As coordenadoras destacam a importância dos parceiros neste projeto, como as Juntas de Freguesia do Luso e da Pampilhosa, a União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, que permitiram arranjar instalações para a instituição.

Para além disso, reafirmam a importância da Câmara Municipal da Mealhada para a continuação do projeto, situação que não foi referenciada no artigo original.

As coordenadoras apontam que um dos principais desafios é “desmistificar a ideia que a Universidade Sénior é só para as pessoas que já tenham formação superior” apelam para as pessoas se juntarem conscientes de que é importante “chegar a cada vez mais pessoas”.

Os interessados em juntarem-se à Universidade Sénior podem ainda inscrever-se durante o ano, e podem contactar Universidade Sénior CADES através do número 963 872 417 ou geral@solidariedadecades.com.